LANCE! Espresso: Fifa abre os olhos para o papel do futebol como ferramenta de inclusão

MatériaMais Notícias

da bet vitoria: A premiação anual da Fifa deve ser enxergada com desconfiança. É um recorte que considera apenas o futebol europeu, deixando migalhas ao resto do mundo. Mas, desta vez, o The Best reservou capítulos especiais. Impulsionada pelo grande sucesso da Copa do Mundo, a entidade deu mais espaço às mulheres e, pela primeira vez, elegeu uma seleção completa do futebol feminino. Megan Rapinoe, eleita a melhor jogadora do mundo (último prêmio da noite), fez um discurso firme contra a intolerância em seus mais diversos níveis. “Nós temos a oportunidade de usar o futebol para mudar o mundo. Temos um poder incrível nessa sala”, falou a capitã americana. A premiação celebrou também a inclusão. Na categoria Fan Award quem venceu foi Silvia Grecco, a mãe que narra os jogos do Palmeiras ao filho Nickollas, autista e cego. “A pessoa com deficiência existe, ela precisa ser amada, respeitada e incluída”, disse ao receber o prêmio. Tanto Megan quanto Silvia trouxeram à luz bandeiras fortes e cada vez mais necessárias. Ainda que a prioridade da Fifa seja tratar o futebol como uma lucrativa indústria, ela tem a obrigação de não tapar os olhos para questões sociais que permeiam o universo do esporte mais popular do mundo. Que seja um caminho sem volta.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises especiais. Clique aqui e inscreva-se.

continua após a publicidadeRelacionadasFutebol InternacionalMessi celebra sexto título de melhor do mundo: ‘Especial para mim’Futebol Internacional23/09/2019Humor EsportivoEleição de Messi e muito mais: veja os memes do prêmio ‘The Best’Humor Esportivo23/09/2019Futebol InternacionalConfira os votos dos principais nomes do futebol no prêmio ‘The Best’Futebol Internacional23/09/2019

You may also like...